GUIA RÁPIDO OKES

PARABÉNS PELA SUA ESCOLHA CAVALEIRO OKES!

 

Esperamos que nosso equipamento esteja à altura de seus desejos!

 

Não use seu Hidrofoil OKES antes de ler e entender estes avisos para sua segurança e proteção.

 

As informações constantes neste guia podem ser atualizadas a qualquer momento, portanto, acesse nosso site www.okes.com.br para se manter atualizado!

 

Se você for menor de 18 anos, deverá ler este manual com seus Pais ou responsáveis e, em hipótese alguma, deverá utilizar qualquer dos produtos OKES sem a permissão deles.

 

Recomendamos que o início da prática do Hidrofoil seja feito com a orientação de profissionais com experiência comprovada, tendo em vista que o uso incorreto dos produtos OKES pode causar ferimentos graves e, em alguns casos, até morte. Gaste tempo para se familiarizar com a operação de seu equipamento.

 

Não se coloque em situação de risco: se qualquer parte de seu equipamento se encontrar danificado, isto pode representar risco para você e para as outras pessoas. Fique sempre atento às pedras, bancos de areia, corais ou quaisquer outros obstáculos! Nunca se esqueça que você também é o responsável pela segurança das pessoas ao seu redor.

 

Tomando estes cuidados, você poderá experimentar uma das melhores sensações da sua vida!

 

Para que se possa desfrutar ao máximo do seu equipamento, seguem algumas dicas:

 

EM TERRA:

 

  • Ao montar a asa e o estabilizador na fuselagem aperte os parafusos gradativamente, um a um, chegando até o final da rosca, e dê apenas mais uma pequena pressão para garantir que os mesmos não se soltem durante o velejo. Atenção: não utilize força em demasia afim de evitar espanar a rosca de fixação ou estragar o encaixe da chave do parafuso

 

  • O mesmo procedimento mencionado no item anterior deverá ser feito para fixação do mastro à prancha.

 

  • Sempre verifique o aperto dos parafusos antes de entrar na água. Isso é para sua segurança e de todos ao seu redor.

 

  • Sempre lave seu Hidrofoil OKES com água doce após o uso e deixe-o secar à sombra.

 

  • Lubrifique mensalmente parafusos e roscas com graxa marítima ou silicone spray. NUNCA use desengripantes (WD40)!

 

  • A OKES recomenda que, ao velejar, você sempre utilize equipamentos de segurança, tais como capacete; colete de flutuação ou impacto e outros itens que possam te proteger do frio e impacto. Tenha certeza de que os equipamentos de proteção utilizados sejam adequados à pratica do esporte.

 

  • Antes de entrar na água, verifique as condições de vento, ondas, marés, correntes e a previsão meteorológica.

 

  • Quando for velejar ou surfar em um lugar novo, não hesite em perguntar aos praticantes locais sobre riscos existentes.

 

NA ÁGUA:

 

  • No início, é necessária muita concentração para manter a estabilidade da prancha, por isso, evite velejar ou surfar próximo de outros. Fique longe de todas as outras pessoas na água quando for aprender a usar seu foil como: nadadores, mergulhadores, outros surfistas e banhistas.

 

  • A velocidade da prancha é superior à das pranchas convencionais, por isso, a aproximação acontece de maneira muito rápida.

 

  • Use sempre leash de surf, isso proteje os outros ao seu redor pois evita que o seu foil acerte alguém. Fique longe dos  ´picos` de surf lotados.

 

  • Aprenda a surfar/velejar com um mastro mais curto, eles são mais fáceis de controlar e menos perigosos para o usuário.

 

  • Cuidado ao cair, pois após uma queda a inércia os mantém, o que pode machucar você ou outra pessoa.

 

  • Não ande de foils caseiros ou baratos em torno de outras pessoas, eles são imprevisíveis na maioria dos casos. Voce recebe o que paga...

 

  • Quando outros surfistas estiverem presentes, vá para outro lugar e aproveite a parte da onda onde eles não conseguem surfar ou não querem remar. Esta é a beleza do surffoil.

 

  • Todos os praticantes de surffoil devem policiar outros praticantes que estejam sendo imprudentes e educá-los. Se você vê alguém sendo imprudente, avise-o.

 

  • Não drope com alguém diretamente na sua frente.

 

  • No início da aprendizagem use capacete e colete de impacto.

 

  • Ao cruzar com outro velejador, mesmo tendo preferência (mão direita a frente) evite a todo custo uma aproximação; pare se for necessário. A colisão pode resultar em acidente grave para ambos. No surf o mesmo, dê preferência às outras modalidades. Quando chegar no ´pico`, avise aos demais que está de hidrofoil para que ninguém dê um ´joelhinho`por baixo de você.

 

 

 

CUIDADOS COM SEU FOIL

 

Os Hidrofoils OKES sofrem desgaste natural, com a ruptura de materiais, ao longo do tempo. Cuidar do seu equipamento de forma adequada irá prolongar significativamente a sua vida útil. Aqui estão alguns cuidados que você pode tomar para estender a vida de seu equipamento:

 

  • Evite bater em obstáculos que podem danificar o equipamento, tais como: pedras, cabeças de coral, bancos de areia, etc.

 

  • Nunca deixe seu equipamento dentro de um carro quente ou ambiente quente semelhante por períodos prolongados de tempo.

 

  • Evite deixar seu Hidrofoil OKES exposto diretamente ao sol. Mantenha-o sempre na capa quando não estiver em uso! A OKES oferece algumas opções de capas que ajudam a proteger as asas, mastro e prancha de calor e exposição ao sol, bem como quedas inesperadas.

 

  • Sempre enxague todas as partes de seu Hidrofoil OKES com água doce após o uso.

 

  • Nunca apoie o Hidrofoil em superfícies duras, tais como concreto, pedras, asfalto, etc. Isso pode danificar o seu equipamento! Se possível, sempre apoie a prancha no solo, deixando seu Hidrofoil  OKES voltado para cima.

 

  • Ao manusear a prancha, todo cuidado é pouco. Alguns preferem carregar todo equipamento pelo mastro, outros, pela prancha, seja qual for seu modo, preste atenção para não bater a prancha ou o Hidrofoil OKES em qualquer obstáculo ou nas pessoas ao seu redor.

 

Se durante a remada no surffoil ou no supfoil seu leash enrolar no foil, pare imediatamente. Se o mar estiver grande ou com muita pressão não deixe sua prancha solta na arrebentação presa apenas pelo leash pois o mesmo pode enrolar no hidrofoil e criar uma alavanca resultando no comprometimento da estrutura da prancha.

 

A pressão do leash é muito grande nestes momentos!

IMG_5913.JPG
logo.png

VÍDEOS

INFORMAÇÕES

SUPORTE